Gestão de Processos

11 Ações de endomarketing criativas para o RH

By 6 de agosto de 2018 No Comments
Ações de endomarketing criativas

Implantar ações de endomarketing criativas ajudam a desempenhar e engajar os colaboradores para obter melhores resultados na empresa

Gestores que lidam com gestão de pessoas dentro da empresa e buscam incluir novas ideias e ferramentas de gestão para obter melhores resultados, precisam sempre buscar aplicar mais ações de endomarketing.

O endomarketing é crucial para a empresa, especialmente onde o funcionário é peça indispensável para o crescimento e desempenho dela. O gestor que souber manter o colaborador engajado, informado e comprometido com os resultados, estará sempre um passo à frente de diminuir as taxas de rotatividade de pessoal (turnover).

É nesse momento que as ações de endomarketing nas empresas fazem a diferença. E para isso, é preciso coragem para mudar paradigmas antigos e desempenhar novas ações que utilizem o endomarketing na gestão de pessoas como ferramenta para o crescimento organizacional.

Se você está em busca de criar um novo planejamento de comunicação corporativa, este post é para você. Reunimos aqui 11 ideias de marketing interno que o ajudarão a criar e estabelecer um relacionamento melhor com os seus colaboradores. Confira!

aplicativo saindo do tablet

O que é endomarketing?

Antes de começarmos com as dicas para criar suas ações de endomarketing criativas para o RH, é preciso entender seu o termo e como surgiu.

O endomarketing é uma das técnicas de estratégia do marketing institucional, voltadas para as ações internas na empresa. É conhecida por ser uma das maneiras mais eficazes de reduzir a rotatividade de funcionários e atrais novos profissionais qualificados.

Mesmo sendo visto como uma atividade desempenhada pelo departamento de marketing, gestores de RH estão atribuindo em suas rotinas de endomarketing nas empresas para desenvolver estratégias e planejamento das ações de marketing interno.

Por meio das ações de marketing interno é possível conhecer as necessidades dos colaboradores e como ajudá-los. Porém, é importante salientar que o gestor deve estar aberto para críticas, pois elas ajudam a construir uma gestão mais eficaz.

A estratégia de endomarketing ajuda a fazer o atual colaborador um porta-voz, uma vez que muitas pessoas têm curiosidade em saber “como é trabalhar em determinada instituição”.

Este conceito vem sendo trabalhado pela Love Mondays, uma startup glassdoor que atribui aos profissionais a tarefa de aplicar feedbacks sobre a empresa onde trabalham. Esses feedbacks ajudam a direcionar os gestores a criar um plano de engajamento interno mais forte.

Tendo como papel principal a intenção de trabalhar como um “gerente de sucesso” após implementação de um produto: acompanhar de perto os resultados e ajudar o colaborador a superar os obstáculos durante sua jornada na empresa.

Lâmpadas acendendo indicando boa ideia

11 Ideias de ações de endomarketing criativas para aplicar ainda hoje

Saber como o endomarketing será implantado e utilizado como ferramenta estratégica na gestão organizacional, é o principal objetivo de um planejamento de comunicação empresarial.

É importante salientar que o objetivo de desenvolver essas ações é indispensavelmente agradar, motivar, engajar e interagir com os colaboradores. Eles são o seu público final e, portanto, suas ações de marketing corporativo devem ser pensadas para eles.

Veja abaixo 11 ideias de ações de endomarketing criativas para fazer e implantar na sua instituição.

1.    Pesquisa de clima com os colaboradores

Uma das estratégias mais comuns utilizadas por quem cria o plano de endomarketing nas empresas é a pesquisa de clima. Por meio dela é possível identificar como o colaborador enxerga a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho.

A melhor forma de executar este trabalho é ouvir constantemente os colaboradores para adaptar e criar suas pesquisas climáticas – afinal, cada instituição possui seu modus operandi.

Por meio dos resultados você pode medir o nível de satisfação dos funcionários, tempo de empresa, se a função executada é motivadora, se o volume de trabalho é compatível para suas atividades diárias, entre outras questões que precisam de respostas.

2.    Feedback mensal

O feedback é um termo em inglês comumente utilizado pelos gestores como retorno e resposta para alguma requisição. De acordo com o economista e palestrante Carlos Hilsdorf, a melhor forma de traduzir feedback é “alimentação.

“Embora frequentemente traduzido como retroalimentação ou simplesmente “retorno”, considero que a melhor maneira de traduzir feedback, para maximizar seu efeito gerencial, é como “alimentação”.

O feedback pode ser aplicado a qualquer momento, porém, para ações de endomarketing criativas na empresa, é preciso fazer dessa prática uma cultura interna.

De acordo com o diretor da York Associates Bob Dignen, em seu artigo “5 razões pelas quais o feedback pode ser a habilidade mais importante”, aplicar o feedback é parte vital na comunicação. Bob destaca que é uma oportunidade para motivar, desenvolver o desempenho e continuar aprendendo.

“O feedback não é uma crítica, é um ato de apoio destinado a lidar com o desempenho insuficiente de maneira construtiva e a desenvolver o desempenho em um nível superior”, afirma.

3.    Alta liderança com os demais profissionais

Criar um canal de comunicação direta dos funcionários com as altas lideranças é uma das atitudes mais importantes, especialmente para “quebrar o gelo”. Por mais que muitos diretores digam “você pode vir falar comigo sempre que precisar, basta vir até a minha mesa”, não funciona tão bem.

Tem gente que é tímida, é novo da empresa, é inseguro para tratar assuntos delicados com gestão ou, o mais comum, ter todas essas características juntas. Uma das ações de endomarketing criativas é criar um canal “Fale com o Presidente/ Diretor”, que possibilite o contato pessoal e direto para o profissional falar sobre dificuldades, sugestões ou esclarecer dúvidas.

Grupo de pessoas em workshop

4.    Investimento em cursos e treinamentos

As pessoas gostam de aprender coisas novas. Entender sobre novas ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia. Ao aprender algo diferente e que eleve a experiência profissional para outro patamar, nos sentimos mais seguros e motivados.

Algumas empresas acreditam que um funcionário que recebeu investimento em capacitação vai querer procurar outras oportunidades. Pelo contrário, quando o funcionário percebe que o gestor investe em sua qualificação, cada vez mais ele seguirá motivado para trazer melhores resultados e querer continuar.

5.    Comunicação interna

A comunicação é parte fundamental para as estratégias de endomarketing na instituição e implantar a comunicação interna é uma das ações que podem ser iniciadas de imediato.  Com objetivos bem definidos, é possível expandir a interação entre a organização e os colaboradores.

Deste modo, o gestor de recursos humanos promove o engajamento dos funcionários com as suas tarefas, suas equipes e com a organização. Um ponto crucial é a circulação de informações que passam a transitar na empresa, fazendo com que todos se mantenham informados sobre os acontecimentos dela. Veja mais sobre comunicação interna em nosso artigo.

6.    Ações de integração

O objetivo da integração é criar e promover o engajamento dos colaboradores. Sabemos que no ambiente corporativo, cada colaborador tem a sua personalidade e modo de executar as tarefas, a fim de conquistar os melhores resultados, porém é primoroso que os colaboradores entendam o que cada setor executa e como executa.

Uma das saídas que os gestores utilizam em suas ações de endomarketing é estabelecer eventos que promovam a integração. Aqui vale um happy hour, comemoração de datas temáticas, entre outras atividades que possam promover um evento social de interação.

Homem subindo degraus sinal de ascenção

7.    Plano de carreira

O plano de carreira é o caminho de ascensão percorrido pelo profissional, a fim de atingir promoções na empresa. Essas promoções podem ser um aumento salarial, promoção no cargo, bônus etc.

Os profissionais que vislumbram um plano de carreira na empresa, estão ávidos por novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Ter um plano de carreira bem estruturado ajuda a reter talentos, diminuir as taxas de rotatividade e manter o colaborador engajado com a instituição.

Para os servidores públicos, a implementação da reforma administrativa da Constituição Federal impõe aos entes públicos, um plano de carreira estabelecido em lei que possibilite a evolução funcional dos servidores, por meio de promoções dentro das carreiras.

8.    Eventos internos

Workshops, cafés da manhã, reunião com gurus que dominam algum tema, são maneiras motivacionais que costumam gerar ótimos benefícios e serem refletidas em melhores resultados.

Algumas instituições costumam adotar essa estratégia convidando palestrantes e profissionais conceituados para ajudar na mentoria dos funcionários. Isso também ajuda a criar uma cultura inovadora para a empresa e colher o feedback dos funcionários.

9.    Participação em eventos

Se os eventos internos são importantes, os externos também são bastante enriquecedores. É comum os colaboradores receberem convites para participar desses eventos, uma vez que geram a troca de experiência, o networking e novos conhecimentos que podem ser aplicados à área de atuação.

Ajudar a facilitar essa participação é uma forma de mostrar ao colaborador que a instituição deseja que ele conheça as novas formas de trabalhar e, assim, executá-las dentro da sua área buscando obter o melhor resultado.

Homem conversa com grupo de pessoas sobre o seu projeto

10.  Apresentação de ideias

Que tal criar um canal onde os colaboradores possam apresentar suas ideias. Instituições como o Google criam ações de endomarketing criativas que estimulam os funcionários a pensar em novos produtos. Quem sabe na sua empresa não tem alguém com uma ideia inovadora para o seu negócio?

11.  Aniversários

Por fim, mas não menos importante, comemorar os aniversários. Comprar um bolo, juntar o pessoal para cantar “Parabéns”, é uma maneira de ajudar na integração dos funcionários. Algumas formas de colocar esta ação em prática é:

  • Comemorar o aniversário do colaborador no dia.
  • Fazer um evento de integração mensal com os aniversariantes do dia.
  • Criar um evento para o aniversário da empresa.

Agora você já tem muitas dicas de como instituir a comunicação empresarial. Com nossas dicas para criar suas ações de endomarketing criativas na empresa, planeje quais as melhores podem ser implantadas para engajar seus colaboradores e reduzir a rotatividade de pessoal. Até a próxima!

Leave a Reply