Relação trabalhista

Clima organizacional: por que é importante?

By 7 de novembro de 2018 No Comments
clima organizacional deve ser considerado por gestores

Clima organizacional está relacionado a percepções de colaboradores sobre ambiente de trabalho. 

Os colaboradores que atuam diariamente em uma empresa devem ser o primeiro público-alvo da organização. Eles precisam se identificar com os valores corporativos e acreditar no trabalho que fazem, a fim de que apresentem resultados de alto impacto. No entanto, para permanecerem engajados, o seu bem-estar e motivação devem ser necessariamente considerados.

Você já deve ter ouvido a expressão “quem vê de fora, não entende”. As lideranças de uma empresa podem até ter uma percepção sobre como decorre o dia a dia de seus funcionários. Mas, especialmente se estão mais focadas em clientes, produtos e serviços, não serão capazes de identificar o real comprometimento e satisfação do público interno.

Por isso, o clima organizacional adquire grande relevância.

clima organizacional

Percepção coletiva do ambiente

O clima organizacional está alinhado ao modo como os colaboradores de uma empresa enxergam o ambiente de trabalho em que estão inseridos. Relaciona-se à percepção coletiva do espaço, o que recai sobre temas como costumes, política interna, valores e até modo de tratar os clientes externos. Também está ligado à maneira como os trabalhadores interagem entre si e com seus superiores.

Como estes sentimentos em relação à empresa estão alinhados à satisfação ou descontentamento individuais, eles acabam incidindo sobre a produtividade de cada um e, consequentemente, afetam os resultados da organização.

Se o clima é avaliado de forma negativa, há fatores que impactam na motivação dos funcionários que precisam ser analisados. Está aí a necessidade de mensurar periodicamente o clima organizacional por meio de pesquisas internas. Os resultados das avaliações devem orientar o trabalho dos gestores das instituições, que irão avaliar as expectativas e pontos de vista apreendidos.

Isso é importante, inclusive, para otimizar a aplicação de recursos. Dependendo do feedback dos respondentes, a empresa pode realocar determinados investimentos cujos frutos não sejam muito bem recebidos.

Em suma, avaliar o nível de satisfação geral é necessário para amparar as decisões dos gestores e mensurar a qualidade de vida dos colaboradores. Assim, criam-se também referências para implementar ações que proporcionem motivação, participação e engajamento do grupo.

As organizações mais bem-sucedidas costumam priorizar uma cultura amparada por valores como bem-estar e felicidade do público interno. Pesquisas apontam que funcionários felizes demonstram maior comprometimento, criatividade e produtividade e, portanto, menor insatisfação. Desta forma, ajudam a manter as companhias competitivas no mercado.

pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional

Por meio de uma pesquisa de clima organizacional, é possível coletar uma série de dados e analisar o ambiente com base na percepção dos funcionários.

O método é especialmente importante para levantar os pontos mais críticos – capazes de afetar a motivação geral – e encontrar meios para melhorá-los.

Naturalmente, a pesquisa apontará fatores positivos e negativos do local. Os primeiros podem incluir aspectos como identificação com a função, bom relacionamento interpessoal, autonomia e satisfação com a remuneração. Já os últimos podem estar relacionados a um lapso de perspectivas, conflitos com colegas e/ou lideranças, falta de identificação com a função e descontentamento com a organização.

É possível realizar a avaliação do clima organizacional na empresa como um todo ou de forma setorizada, nos diferentes departamentos internos. No segundo caso, pode-se atentar às diferentes percepções entre os setores. As similaridades ou discrepâncias que apresentarem serão úteis para orientar uma reestruturação ou revisão das práticas até então adotadas pelas lideranças.

A pesquisa de clima organizacional precisa acontecer sem qualquer efeito retaliativo, preservando o sigilo dos respondentes. Este fator ajuda a garantir que as informações coletadas correspondam realmente às percepções, expectativas e anseios reais dos colaboradores.

Depois de aplicada a avaliação, os gestores não podem deixar também de dar um retorno àqueles que a responderam. A medida é importante porque o levantamento pode despertar certa apreensão entre os funcionários. Portanto, esclarecer os próximos passos a partir da análise da pesquisa é o caminho mais acertado.

clima organizacional satisfatório

Como conquistar um clima organizacional satisfatório?

Procure entender os valores comuns entre a empresa e os que nela trabalham. Cada pessoa tem necessidades, objetivos e personalidades distintos. Contudo, alguns aspectos influenciam especialmente na felicidade do colaborador. Podemos destacar entre eles: valorização do profissional, trabalho significativo e interessante, boas relações no trabalho e sensação de empoderamento.

Ao se empenhar para atender a estes fatores, a empresa ajudará seu público interno a desenvolver um sentimento de pertencimento. Isso o manterá motivado e fará com que se sinta responsável pelo sucesso da companhia.

Ademais, considere os valores da corporação e, ao contratar novos colaboradores, avalie se conduta que apresentam é orientada por valores afins. Será muito mais simples estabelecer relações e experiências profissionais positivas se houver esta compatibilidade entre as partes.

Lembre-se também que o clima organizacional reflete no comportamento do indivíduo dentro da empresa. E este pode influenciar outras pessoas na organização. Diante disso, é essencial ter em mente que, ao avaliarem bem ou mal o local onde atuam, os trabalhadores acabam revelando sua motivação ou falta desta e, naturalmente, o modo como se sentem refletirá nos resultados que entregarão.

Gestão de pessoas

Para dedicar tempo a seus clientes e colaboradores, às perspectivas da empresa onde você está e ao clima organizacional do ambiente, otimize a realização de tarefas que podem ser desempenhadas de forma prática com o amparo da tecnologia. Um exemplo é a geração da folha de pagamento.

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