Gestão de Processos

Por que a Comunicação Interna é Importante?

By 3 de abril de 2018 No Comments
grupo conversando sobre comunicação interna

A comunicação interna é importante para qualquer organização funcionar de forma eficaz e evitar qualquer tipo de ruído entre o emissor e o receptor.

Já dizia o apresentador Chacrinha: “Quem não comunica, se trumbica”. Não há frase que melhor descreva a importância da comunicação dentro de qualquer ambiente, em especial o departamento de RH – a principal ponte de comunicação interna entre a empresa e os colaboradores.

Algumas pesquisas comprovam que funcionários que se comunicam facilmente com os membros da equipe e com da alta hierarquia, contribuem para melhorar a produtividade e os resultados gerais do setor e da empresa como um todo.

Algumas empresas gastam muito dinheiro com recursos para melhorar a comunicação, seja interna ou externa, e muitas vezes negligenciam o marketing interno (endomarketing) e a comunicação com os colaboradores.

Fidelizar a comunicação interna na empresa e estabelecer uma cultura comunicativa, faz com que os funcionários sejam propagadores da marca – seja do setor público ou do privado.

Neste post, explicaremos como fazer a comunicação interna da sua empresa ser mais efetiva, como implantar novos canais de comunicação e implementar o endomarketing dentro de sua gestão.

grupo de pessoas conversando

Qual a Importância da Boa Comunicação?

A comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer área, que visa melhorar a produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis da organização. Uma boa comunicação é vital para assegurar que haja entendimento mútuo entre a gerência e a equipe.

A comunicação é eficaz quando uma mensagem clara é entregue por meio dos canais apropriados e adaptada ao público. Em uma empresa, isso deve fazer com que os funcionários saibam como seu próprio trabalho contribui para atingir as metas da empresa, o que ajuda a manter as pessoas motivadas e engajadas.

A comunicação interna tem crescido constantemente em importância e sofisticação, adotando as mais recentes tecnologias, publicando tendências e pensando em comunicação cara a cara.

A importância de manter uma boa comunicação interna nas empresas, estimula os colaboradores a ter atitudes mais participativas e inclusivas dentro dos setores.

Uma das marcas que fazem um bom uso da comunicação interna é a Coca Cola, que tem um programa de defesa de marca chamado “Embaixador da Coca-Cola”, que prepara funcionários para se comunicar melhor com as partes interessadas.

Já a Bayer, possui um programa de comunicação empresarial que envolve quase 200 funcionários para receber feedback contínuo sobre como melhorar a comunicação da empresa.

Obviamente, o porte de funcionários nessas empresas é muito maior do que outras, mas este tipo de cultura é o que pode ser implantado dentro das empresas aos poucos.

homem estendendo a mão

A Cultura do Endomarketing

Você já ouviu falar sobre endomarketing? O termo Endomarketing, que significa “interno” ou marketing interno, designa um tipo de marketing realizado por uma série de ferramentas e ações desenvolvidas com o objetivo de conscientizar, informar e motivar os funcionários da própria organização.

Esse tipo de ação contribui para motivar e comprometer os funcionários, criando neles uma imagem positiva da organização, que depois será transferida para o exterior, principalmente para os consumidores.

A suposição básica é que, informando bem o “cliente” interno e fazendo com que ele se sinta bem com a organização e com seus produtos e serviços prestados, será mais fácil criar uma opinião favorável no cliente externo.

Uma estratégia de marketing interno bem-sucedida, beneficia uma empresa de várias formas, em todos os níveis e em todas as áreas. De modo que, é possível construir um negócio sólido e próspero, atraente para os investidores. Dê uma olhada nas suas vantagens:

  • Aumentar a fidelidade dos funcionários.
  • Otimizando a motivação interna.
  • Reduzindo a rotatividade de trabalhadores.
  • Melhorar o clima organizacional.
  • Melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Endomarketing pode ser traduzido como atividades que envolvem incentivos (prêmios) ou até mesmo atividades que valorizam os funcionários. Um exemplo disso é o programa da Fiat. Os funcionários da empresa são sempre os primeiros a realizar testes de novos modelos. Não custa nada à empresa, mas faz toda a diferença!

 notebook comunicação interna

Canais de Comunicação Interna nas Empresas

Sabendo que uma comunicação interna estruturada é uma das melhores práticas profissionais de se adotar para a empresa, é importante permitir que as pessoas se comuniquem por diversos meios de comunicação.

Um canal de comunicação é fundamental para os colaboradores sentirem-se livres para propor soluções, ideias, sugestões, elogios e reclamações.

Para a comunicação ser efetiva, é importante adotar canais e ferramentas acessíveis para empresas de vários segmentos. Conheça abaixo quais os melhores canais de comunicação interna para uma instituição.

Alguns softwares para gestão de RH e de pessoas possuem um espaço onde é possível criar uma mensagem, na qual o grupo que tem acesso a ferramenta recebe os comunicados e pode compartilhar com o restante da empresa ou não.

O Ergon é um sistema que possui esta opção para facilitar a comunicação entre a equipe.

Conheça quais os melhores canais de comunicação que sua empresa pode começar a adotar para o dia a dia.

1. Jornal Mural

Semelhante a um quadro de avisos. Deve ser atualizado constantemente e colocado em áreas de grande circulação. Por exemplo: refeitório.

2. Jornal Impresso

Um jornal impresso para circular entre os colaboradores é uma forma efetiva de informar sobre os acontecimentos da instituição.

Este material pode ser simples, desde que o conteúdo seja informativo, com linguagem de fácil compreensão e textos curtos para estimular a leitura. Não esqueça de usar imagens com boas legendas.

3. E-mail Corporativo

Uma das ferramentas de comunicação mais populares nas empresas é o e-mail. Nesta ferramenta é possível agendar reunião, programar lembretes, enviar e receber e-mails, entre outras opções.

4. Caixa de Sugestões

A caixa de sugestões é ideal para empresas que não possuem um serviço de ouvidoria ou contas de e-mail para todos os funcionários.

Por isso, está é uma forma fácil dos colaboradores se comunicarem com os outros setores. Esta é uma ferramenta de comunicação unilateral, ou seja, não há possibilidade de ter um feedback.

5. Reuniões

As reuniões são muito comuns entre gestores e equipe. Nela é possível alinhar diversos pontos estratégicos, além de fortalecer a comunicação “face a face”.

Gostou do texto? A comunicação interna é indispensável para qualquer setor. Diga nos comentários qual sua estratégia e as principais ferramentas utilizadas diariamente. Até a próxima.

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