Relação trabalhista

As Melhores Ferramentas de Gestão de Pessoas

By 2 de julho de 2018 No Comments
Ferramentas de gestão de pessoas

As ferramentas de gestão de pessoas são importantes métodos que auxiliam o departamento de RH a formar uma estratégia para motivar, conhecer e desenvolver melhor o funcionário

Para realizar uma completa e eficiente gestão de pessoas nas organizações, muitos gestores costumam desenvolver estratégias de desenvolvimento do capital humano.

É por meio desse tipo de estratégia que os gestores buscam atrair os melhores profissionais para suas funções, priorizando o desenvolvimento, retenção e motivação em cada colaborador.

Novas maneiras de desenvolver uma boa gestão de pessoas já começaram a ser estudadas e/ou aplicadas dentro das instituições. Para que estas propostas sejam criadas, apresentamos sugestões de ferramentas que ajudam a tornar o gerenciamento mais eficaz. Acompanhe no Blog Ergon.

pessoas realizando um planejamento

Como Criar um Ciclo PDCA para Ferramentas de Gestão de Pessoas

Você sabe o que é o ciclo PDCA? Esta sigla vem do inglês, onde cada uma das letras corresponde a uma etapa.

  • P – do verbo “plan”, planejar.
  • D – do verbo “do”, fazer ou executar.
  • C – do verbo “check”, checar, analisar ou verificar.
  • A – do verbo “action”, ação para corrigir eventuais erros ou falhas.

Essa é uma das metodologias mais famosas e utilizadas por gestores nas corporações. Seu intuito é aprimorar o nível de gestão de pessoas, por meio de processos internos e externos, padronizar informações e reduzir possibilidade de erros em tomadas de decisão.

Cada ciclo do PDCA é importante criar um melhor processo nas ferramentas de gestão de pessoas, sendo:

Planejamento: Todo projeto necessita de um bom planejamento, para impedir que aconteçam falhas. É nele que se apontam os problemas, soluções. Executar um planejamento otimiza o tempo e gera um ótimo benefício para a equipe.

Execução: Após planejar, hora de executar. A fase de execução é onde todo o planejamento é colocado à prova. Neste processo três etapas são realizadas: treinamento de funcionário e gestores, realização do plano e coleta dos resultados para análise futura.

Checar: Nesta etapa do processo do PDCA são identificadas as brechas do projeto. É aqui onde a análise dos resultados é concretizada e os dados são mensurados para o mapeamento de processos. A checagem deve ser realizada durante o processo de execução e ao final dele.

Ação: A última etapa do processo é onde são aplicadas as ações de correção do projeto. É simultaneamente o fim e o começo, pois após a análise e identificação dos erros e o reinicio do PDCA.

 

Modernas Ferramentas de Gestão de Pessoas

Um novo conceito que surgiu nos meios corporativos é a adoção de novas ferramentas de gestão de pessoas. Essas ferramentas incluem: avaliações de potencial, coaching, gestão por competências, avaliações de desempenho e 360º, pesquisas de clima organizacional, capacitação de lideranças, feedback corporativo, técnicas de recrutamento e seleção e follow up.

Com o intuito de atingir bons resultados nas organizações, as companhias buscam atingir os objetivos através das pessoas. Porém, para adotar essas metodologias é preciso realizar a mudança cultural, onde o erro era visto como sinônimo para punição dos gestores perante funcionários geridos. Agora estamos em um momento onde a humildade, aceitação e reconhecimento das limitações são fonte de aprendizado e desenvolvimento profissional constante.

Logo abaixo, listamos algumas das ferramentas de gestão de pessoas mais utilizadas durante as estratégias das organizações. Confira a que mais se adapta para o seu dia a dia:

Skype – Uma das ferramentas de comunicação mais famosas no mundo. O Skype é um programa que realiza chamadas por áudio e vídeo online e gratuitamente. Muito utilizada para o uso pessoal, a ferramenta passou a ser adotada como instrumento de gestão de pessoas. Muitos recrutadores costumam utilizar o Skype para fazer entrevistas, trabalhar remotamente e conversar em grupos com diversos funcionários que não possam se reunir para entrevistas.

Spark – Outra opção para estabelecer uma boa comunicação interna dentro da empresa é o Spark. Nela é possível conversar com os membros da organização por meio de uma rede independente, de modo que todo histórico e documentação ficará registrado no próprio computador do usuário.

Google Drive e Dropbox – Essas são plataformas de colaboração global em que arquivos, pastas e documentos são criados, acessados e compartilhados. Os arquivos são armazenados na nuvem e, quem estiver autorizado, pode visualizar e editar os documentos de qualquer lugar. Excelente plataforma para o compartilhamento de documentos entre a equipe de gestão.

Ergon – Ferramenta de gestão de pessoas do setor público idealizada para os setores de RH. Por meio do Ergon a folha de pagamento é gerada automaticamente e ainda permite ter acesso a toda a vida funcional do servidor público. É integrada aos sistemas do Governo Federal e também o eSocial. Conheça aqui e peça uma demonstração!

Asana – Você conhece o método Kanban? Este é um método japonês que significa “cartão” ou “sinalizar”. O método Kanban utiliza três tipos de cartão: para fazer, executando e concluído. Isso permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. Este tipo de sistema permite gerenciar as tarefas que sua equipe terá que realizar nos prazos estipulados.

Gostou? As ferramentas de gestão de pessoas são ideais para criar uma gestão mais estratégica, comunicativa e dinâmica. Diga nos comentários quais outras você utiliza e compartilhe o texto em suas redes sociais para mostrar o conteúdo aos seus amigos. Até a próxima!

Leave a Reply